Diferenças entre EPI e EPC
A Rentalcom Andaimes vem atuando, no mercado de aluguel de andaimes tubulares, há mais de 25 anos e tendo como principal objetivo a satisfação e segurança de seus clientes.
Os andaimes tubulares são equipamentos usados para trabalhos em altura e devem ser montados de forma que fiquem estáveis. Eles devem ter travamento que impossibilite o deslocamento e que possam deslizar sobre superfícies antiderrapantes e de nível constante.
Falando em segurança, os equipamentos de proteção, sejam eles de uso individual ou coletivos, são essenciais para a segurança e saúde dos operários.
O que são equipamentos de proteção individual?
Os EPIs são itens de responsabilidade de cada trabalhador, de uso pessoal, que devem ser fornecidos pela empresa e disponibilizados em quantidade necessária a todos os colaboradores.
São eles:
1 – Capacete de segurança
O equipamento deve ser utilizado por todos que trabalharem ou transitarem na obra, como operários, arquitetos e engenheiros
2 – Cinto de segurança
O cinto é um elemento de uso obrigatório para trabalhadores que realizem trabalhos em alturas e é considerado necessário para condições de serviço com alturas superiores a 2 metros.
2 – Protetores auditivos
Um dos grandes problemas da construção civil é o excesso de ruído. Por isso, é essencial que os trabalhadores utilizem protetores auriculares.
4 – Bota com proteção no bico.
Um dos maiores vilões em obra são pregos deixados no chão e o risco de peças de grande porte cair sobre o pé dos operários. O uso das botas com proteção é imprescindível na obra.
5 – Óculos de Proteção
Os óculos de proteção protegem os olhos do trabalhador contra partículas volantes, faíscas, respingos de produtos químicos, iluminação excessiva, radiações, entre outros. São muito utilizados nas mais variadas atividades, já que possuem dezenas de modelos diferentes abrangendo uma ampla gama de riscos aos quais oferecem proteção.
O que são equipamentos de proteção coletiva?
Não menos importantes que os equipamentos de proteção individual, os de proteção coletiva asseguram as condições gerais de trabalho no canteiro de obra.
1 – Escadas e rampas asseguram a circulação.
2 – Andaimes tubulares
Andaime composto de sapatas ajustáveis, plataformas metálicas, travamento em diagonal e guarda corpo com rodapé dentro da norma vigente, a NR18.
3 – Elevadores de obras
Equipamento que auxilia no transporte de pessoas e insumos dentro do canteiro de obra.
4 – Kit de primeiros socorros
O kit de primeiros socorros deve possuir todos os itens básicos necessários em caso de acidente.
5 – Exaustores, sistemas de ventilação e de controle de temperatura
Devem ser utilizados em locais que o trabalhador é exposto á temperaturas elevadas em ambientes fechados.
6 – Redes de proteção, guarda corpo e corrimão:
Usados geralmente em construções, evitam quedas, dos trabalhadores e de objetos que possam atingir os mesmos.
7 – Isolação acústica: Deve ser usada em caso de exposição dos trabalhadores á ruídos constantes que podem ser danosos à audição.
Nós da Rentalcom temos mais de 30 anos de experiência em fornecer suporte técnico e equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva de para sua obra, conte conosco!
Conheça nossos produtos de EPI e EPC nos links abaixo.
Comentários