11 99240-6328 | 11 3872-0802 | 2574-9177 comercial@rentalcom.com.br

As doenças ocupacionais devem estar entre uma das prioridades do departamento de recursos humanos, dos gestores e dos próprios colaboradores. Afinal de contas, a sua prevenção e combate acontecem de maneira colaborativa, em que todos desempenham um papel importante.

As doenças ocupacionais são qualquer complicação de saúde (física ou psicológica) que tenha sido motivada pelo exercício do trabalho de um profissional.

Os fatores ou agentes de risco do processo de trabalho desencadeiam inúmeras doenças ocupacionais e, por causa disso, necessitam de comprovação do nexo causal com o trabalho.

Essas doenças são chamadas de doenças do trabalho, ou seja, doenças adquiridas ou desenvolvidas em função das condições específicas em que o trabalho é realizado.

Essas doenças são desencadeadas pela agressão diária das defesas do organismo provocadas pela exposição aos agentes físicos, químicos e biológicos presentes nas atividades de trabalho e que colocam em risco a saúde do trabalhador.

Riscos Físicos:

As doenças causadas por agentes físicos são aquelas provocadas pela exposição excessiva do trabalhador a agentes físicos, como: exposição a ruído, vibração, calor, radiações ionizantes e não ionizantes, umidade e frio.

Riscos químicos:

As doenças causadas por riscos químicos são as doenças provocadas por substâncias químicas.

A absorção dessas substâncias pode ocorrer pelas seguintes vias:

Via respiratória: inalação pelas vias aéreas (exemplo: vapores de bomba de abastecimento em posto de gasolina);

Via cutânea: absorção pela pele (manuseio de argamassa);

Via digestiva: ingestão (no momento da alimentação ou ao fumar sem realizar a higiene das mãos após contato com óleo mineral).

Agentes biológicos:

Presentes em ambientes contaminados ou provocadas pelo contato com produtos orgânicos, as doenças geradas por esses agentes são mais comuns nas atividades exercidas por profissionais da área de saúde ou limpeza urbana devido à maior concentração e à ocorrência dos agentes nesses locais de trabalho.

Vírus, bactérias e protozoários – São mais comuns em ambientes hospitalares ou onde ocorra descarte, manuseio, transporte, limpeza ou desinfecção de materiais provenientes desses locais. As consequências do contato e da contaminação podem ser as diversas doenças infectocontagiosas, como: hepatite, cólera, AIDS, tétano etc.

Fungos e bacilos – Também têm sua ocorrência mais comum em atividades relacionadas à área da saúde e da limpeza geral, porém, também são encontrados em atividades de contato com animais como as exercidas em clínicas veterinárias e zoológicos. Vários tipos de infecções externas (dermatites) e internas (doenças pulmonares) podem ocorrer.

Parasitas – Os parasitas são encontrados também em ambientes onde são exercidas atividades como as relacionadas no item anterior. Eles podem causar infecções de pele e infecções sistêmicas.

Doenças respiratórias:

Ocorre pela inspiração de partículas em suspensão no ar, contato e depósito delas nos alvéolos sem que haja sua total eliminação. A presença dessas substâncias provoca reação dos tecidos e o mecanismo de cicatrização constante faz com que o pulmão se torne rígido. A continuidade desse processo leva à fibrose e, consequentemente, à perda da função do pulmão que deixa de ser capaz de realizar as trocas gasosas ou a hematose.

Vimos que as principais doenças relacionadas aos fatores de riscos físicos, químicos e biológicos, identificando que as doenças estão diretamente relacionadas ao processo de trabalho, ou seja, às atividades que são executadas nos diferentes ambientes, segmentos e processamentos.

É de suma importância a prevenção de doenças ocupacionais em negócios de qualquer porte pode ser medida de diversas formas. A primeira, claro, diz respeito à saúde e ao bem-estar dos seus colaboradores. Uma gestão de pessoas mais humana traz benefícios a empregadores e a seus profissionais, promovendo um ambiente acolhedor, seguro e que ajuda a atrair os melhores talentos para o negócio. Veja quais as outras razões para agir em favor da prevenção.

Nós da Rentalcom temos mais de 30 anos de experiência em fornecer suporte técnico e equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva de para sua obra, conte conosco!

Equipamento de proteção Individual (EPI)

× Fale no WhatsApp!