11 99240-6328 | 11 3872-0802 | 2574-9177 comercial@rentalcom.com.br

Conforme a NR35 o #SistemaDeAncoragem é definido como um conjunto de componentes que incorpora um ou mais pontos de ancoragem, aos quais podem ser conectados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) contra quedas, diretamente ou por meio de outro componente e ancoragem de balancins e cadeirinhas de pintura.

O estudo do local e a execução da montagem do sistema são fundamentais e obrigatórios quando falamos em montagem de andaime suspenso ou balancim plataforma.

Conforme a NR 18.15.2.4 a montagem de #AndaimeSuspenso deve ser precedida de projeto de instalação, nesse caso em especifico o projeto de #Balancim, e tem que ser elaborado por profissional legalmente habilitado.

Hoje falaremos dos 02 tipos de ancoragens mais usados na montagem de #BalancimPlataforma, são eles: Contrapeso e Ponto de Ancorem Pré-existente.

Contrapeso

O #Contrapeso é utilizado quando não há sistema de ancoragem pré-existente e elemento estrutural passível de amarração na edificação.

Os contrapesos devem suportar uma carga de trabalho de, no mínimo, 1.500 kg-força, não podendo ser latas de concretos, sacos de cimentos, entulhos ou similares.

Na utilização do sistema contrapeso como forma de fixação da estrutura de sustentação dos andaimes suspensos, este deve atender as seguintes especificações mínimas:

  • Ser invariável quanto à forma e peso especificados no projeto;
  • Ser de concreto, aço ou outro sólido não granulado, com seu peso conhecido e marcado de forma indelével em cada peça; e
  • Ter travamentos que impeçam seu deslocamento horizontal composto de um sistema de cesto ou estrutura.

Ancoragem Pré-existente

Os pontos de #Ancoragens Pré-existentes são os pontos para instalação dos ganchos provisórios chumbado na laje e tem como principal finalidade a amarração dos cabos de aço e cordas, evitando assim furos nas lajes e patologias futuras.

Os pontos de ancoragem para balancim possibilitam que as superfícies do #Andaime se mantenham o mais estável possível durante seu uso em alturas elevadas, para garantir a segurança do profissional.

Nós da Rentalcom temos mais de 30 anos de experiência em fornecer suporte técnico e equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC). Conte Conosco!

Equipamentos para Locação RentalCom

× Fale no WhatsApp!